CGE realiza curso sobre integridade para agentes da Operação Detran Seguro

Agentes que vão trabalhar na Operação Detran Seguro participaram, na manhã desta quarta-feira (3/4) , do curso de integridade, ética e  moralidade pública, promovido pela Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE).  A palestra foi ministrada pelo responsável do Setor de Integridade da CGE e ex-corregedor-geral da União, Antonio Nóbrega, e pela assessora da Controladoria e delegada da Polícia Civil, Vanessa Boechat.

Na aula, foram discutidas estratégias para combater a corrupção e promover a integridade pública e como deve ser o melhor comportamento a ser adotado diante de situações concretas e conflituosas. O controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa, destacou a parceria com Detran para a realização do curso.

– Estamos trabalhado na CGE para construir um Estado mais íntegro e que preste serviços públicos mais eficientes para a população. É importante contarmos com a parceria e com o compromisso de outros órgão estaduais, como o Detran, nos ajudando nessa missão e interessados também em replicar os valores da integridade em suas ações -, ressaltou Barbosa.

O presidente do Detran, Luiz Calos das Neves, elogiou as operações de trânsito realizadas pelos servidores do Departamento. “Foram 11 mil veículos rebocados e 23 mil notificações, e não houve uma denúncia sequer de desvio de conduta”. Após ser aplaudido pelos servidores, o presidente disse que todos podem contar com o seu apoio. “Estou do lado de vocês. Com certeza teremos sucesso, não decepcionaremos a população”.

Para Vanessa Boechat,  ‘servidores inevitavelmente entram em contato com pessoas  que podem ter o interesse em subverter o padrão ético que deve caracterizar o serviço  público. Temos que dar o exemplo, temos que estar muito firmes. Vocês têm que sair daqui com a certeza de que não devemos ter vergonha  de sermos honestos. Ser ético é melhorar nossa sociedade’, declarou a delegada.

De acordo com o vice-presidente Marcelo Bertolucci, o curso capacitará o agente para lidar com todas as situações apresentadas. “Vamos dar uma resposta satisfatória à sociedade. Entraremos em uma nova era da fiscalização, e que será modelo para todo Brasil”, afirmou.

O agente de trânsito Felipe Alexandre Farias, que participou do curso, considerou a palestra muito produtiva. “Tivemos a oportunidade de solidificar ainda mais nossa base ética e moral. Foram apresentadas situações que vivenciamos em nossas atividades diárias e, com isso, tornou-se uma palestra interativa e bem agradável”.

A Coordenadoria de Educação do Detran também participou do evento, mostrando a necessidade do agente estar em conformidade com as leis de trânsito no seu dia a dia. Além disso, foram exibidos vídeos sobre segurança no trânsito.