Controladoria Geral do Estado realiza capacitação com foco em auditorias

Controladoria Geral do Estado realiza capacitação com foco em auditorias (Foto: Divulgação)

A Controladoria Geral do Estado (CGE)  recebeu, na manhã desta quinta-feira (2/5), a gestora de contratos do Ministério da Saúde, Lidiane Marques, para uma palestra sobre  a análise de contratos de empresas terceirizadas no setor público. A capacitação teve como objetivo aprimorar o trabalho que vem sendo feito pela CGE no projeto Auditoria Permanente em Contrato (APC) .

Segundo Lidiane Marques, é importante sempre verificar as planilhas dos serviços prestados pelos fornecedores levando em consideração os termos definidos na contratação, as obrigações da empresa prestadora do serviço e sua rotina. Ela destacou também que o processo de fiscalização dos contratos começa ainda no planejamento, onde a criação de instrumentos de controle é necessária, passando pela inspeção in loco e entrevistas.

– A fiscalização efetiva ajuda a garantir a qualidade do serviço prestado pela empresa contratada e o uso correto do dinheiro público -,  explicou Lidiane.

João Felipe, servidor da Auditoria Geral do estado, órgão subordinado à CGE, elogiou a capacitação.

– Foi uma palestra objetiva e o conhecimento enriquecerá o trabalho que estamos fazendo  no projeto Auditoria Permanente em Contrato (APC) -, garantiu.

 

Sobre a Auditoria Permanente em Contrato (APC)

O projeto visa auditar os principais contratos do Estado com foco no preço praticado, a entrega do produto e a atuação do fiscal responsável pelo processo de contratação.  No trabalho, os auditores vão até o local da execução do contrato para analisar também se o que está formalizado foi cumprido.

– Esse projeto foge do padrão de auditoria que vinha sendo praticado no Estado, que era apenas uma análise da documentação do contrato. A capacitação é fundamental para conseguirmos executar um projeto inovador como esse. Além do conhecimento de leis, precisamos do conhecimento da prática -, disse Pedro Jorge, superintendente de Políticas Setoriais da CGE.