Assessor Especial da CGE participa do 7º Congresso Internacional de Compliance

O assessor especial da Controladoria Geral do Estado (CGE RJ), Antonio Nobrega, palestrou, na tarde desta quarta-feira (15/5), no 7º Congresso Internacional de Compliance, realizado em São Paulo. Responsável pelas ações de integridade pública e privada da CGE, ele participou do painel sobre o tema ‘Gestão Estratégica de Terceiros’ e destacou os esforços que estão sendo feitos pelos estados e municípios para a aplicação da Lei Anticorrupção (lei 12.846/2013).

– Durante a minha fala, destaquei que a lei já está regulamentada no estado do Rio de Janeiro e que nesse ano, inclusive, foi instaurado o primeiro Procedimento de Responsabilização Administrativa (PAR) para apurar irregularidades praticadas por uma empresa em contratos com o Detran -, disse.

Também compuseram o painel sobre ‘Gestão Estratégica de Terceiros’ Reynaldo Goto, o diretor de compliance da BRF S/A, e Matheus Cunha, sócio e consultor líder na T4 Compliance. O Congresso Internacional de Compliance promovido pela LEC Community é o maior evento de compliance da América Latina. A expectativa é de que mais de mil pessoas participem do evento, que tem duração de três dias.

Experiência

Antonio Nobrega, auditor federal de Finanças e Controle desde 2008, é ex-corregedor-geral da União (2016-2019) e atualmente, além do trabalho que vem realizando na CGE, é integrante do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Graduado em Direito, trabalhou no mercado de seguros e na área do direito empresarial. Tem mestrado em Direito, Instituições e Desenvolvimento, é especialização em Direito do Consumidor e em Direito Empresarial, e também é professor de Compliance e Direito Empresarial no IBMEC e na ESA/OAB-RJ, além de autor de artigos.