Tribunal de Contas do Estado (TCE) participa de Projeto Controle na Vanguarda

Tribunal de Contas do Estado (TCE) participa de Projeto Controle na Vanguarda ( Foto: Rosangela Tozzi)

 

A Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ) realizou, nesta quarta-feira (31/07), a segunda edição do projeto ‘Controle na Vanguarda’, que tem como objetivo capacitar os servidores que atuam nas Unidades de Controle Interno (UCIs) do Estado do Rio de Janeiro. Os palestrantes dessa edição foram representantes do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE), que abordaram o tema ‘As atribuições do Controle Interno em face da normatização do TCE’.

Participaram do evento a secretária-geral de Controle Externo do TCE, Talita Dourado Schwartz, o subsecretário de Controle Municipal do TCE, Mario Henrique Monteiro da Silva Anache, e o subsecretário em exercício de Auditoria e Controle da Gestão e da Receita do TCE, André Cirne de Paula. O assessor especial da CGE RJ, Marcus Vinicius de Azevedo Braga, foi o responsável pela mediação.

– Eventos como esse são uma forma de estreitar o relacionamento do TCE com a CGE RJ. Com essa troca de experiências, fica claro a interdependência dos controles interno e externo do estado-, destacou a secretária-geral Talita Dourado Schwartz.

O subsecretário Mario Henrique apresentou o sistema de governança pública que serve de inspiração para o Brasil. Em 2011, o modelo de controle baseado em três linhas de defesa – controles de gerência; controle financeiro, segurança, gerenciamento de riscos, qualidade, conformidade, inspeção; auditoria interna – surgiu na Europa e, a partir de 2014, começou a influenciar as atividades brasileiras. Ele ressaltou também a importância do papel do gestor no gerenciamento de riscos e na implantação de controles internos.

Já o subsecretário André Cirne de Paula apresentou exemplos práticos de como deve ser a atuação dos órgãos de controle estaduais.
– Para termos um resultado mais efetivo precisamos de prestação de contas voltadas não apenas para o compliance e a conformidade. É preciso avaliar também a gestão e a parte operacional-, acrescentou o subsecretário.

Sobre o Controle na Vanguarda

O projeto Controle na Vanguarda, que acontece mensalmente, além de capacitar os servidores que atuam na Rede de Unidades de Controle Interno (UCIs) do Estado do Rio de Janeiro, permite a maior integração entre todos os órgãos que compõe a rede e o alinhamento dos procedimentos executados.

O major Rodolfo Lima, que atua na UCI do Corpo de Bombeiros do Estado, destacou a importância de participar do evento.
– Estamos estruturando o nosso setor de Controle Interno e eventos como esse acabam estreitando os órgãos macro de Controle, como CGE RJ e o TCE, das unidades setoriais – avaliou.