A Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro comemora aniversário este mês e lança um...

Publicado por ASCOM
30 de junho de 2020 às 13:59

A Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro comemora aniversário este mês e lança um novo site para facilitar a transparência e as buscas do cidadão fluminense sobre controle interno.

Criada pela Lei número 7.989, de 14 de Junho de 2018, a Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro completa dois anos este mês. Em tempos de isolamento social, quando não são permitidos eventos presenciais, o Controlador Geral do Estado, Dr. Hormindo Bicudo Neto, sugeriu a criação de um novo website da CGE RJ para comemorar a data.

O site da CGE RJ já estava defasado em termos de inovação e tecnologia. Então, foi uma excelente oportunidade para melhorar o acesso e a transparência que são essenciais para os departamentos da Controladoria Geral do Estado. Foi criado um grupo de trabalho, envolvendo conteudistas de todas as áreas. Cada conteudista contribuiu com o seu conhecimento específico e fez a informação sobre sua área ficar de fácil compreensão para todos os usuários. Com isso, a interação com o cidadão ficou mais fácil. O endereço do website continua o mesmo: www.cge.rj.gov.br

E as inovações foram muitas. Não só no layout, acompanhando o mesmo padrão de linhas e cores da página do Governo do Estado, para facilitar a navegação do usuário, mas também em conteúdo. Um dos exemplos inovadores é a criação, na plataforma de Governo, da aba “Auditoria e Covid-19”. Um texto ambientador faz um link para a página que mostra a transparência das ações que a CGE RJ está tomando, quanto aos atos de análise de despesas sobre a Covid-19.

Na parte de Licitações e Contratos o novo site mostra os contratos firmados pela CGE RJ, para o visitante fazer o seu download. O website, por exemplo, já mostra que não há processos de licitação por parte da CGE. O novo site faz links de redirecionamento para sites do SIGA, que dá toda a transparência para os contratos firmados pelo Estado.

Essa ação de integração entre as plataformas do Governo e a página nova da CGE RJ buscam uma linguagem mais efetiva, transparente e clara para a sociedade em geral.

No site antigo, toda a parte de estrutura da CGE RJ estava desatualizada, com organogramas antigos, de 2017. Tudo isso foi atualizado, considerando o Decreto número 46.590 de 27 de Fevereiro de 2019.

O Controlador Geral do Estado, Dr. Hormindo Bicudo Neto, disse: “Neste aniversário da CGE RJ, temos a satisfação de presentear a sociedade do Estado do Rio de Janeiro com um novo conteúdo em nosso Portal de Transparência. É uma ferramenta de extrema importância para informação e pesquisa, onde quebramos conceitos ultrapassados de sigilo dos gastos públicos. Além disso, apresentamos um novo paradigma a ser seguido por diversos órgãos públicos, sejam da União, Estados ou Municípios.”