Abril/2020

6º ENCONTRO CONTROLE NA VANGUARDA

   A Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro – CGE RJ realizou no dia 06.04.2020, na modalidade online, a 6ª edição do projeto Controle na Vanguarda.
   O palestrante deste encontro, que teve como tema “Criação e Gestão de Contratos em tempos de Covid-19”, foi o Especialista em Políticas Públicas e Gestão, Douglas das Chagas Almeida Lima, que atualmente é Assessor-Chefe de Políticas e Redes da Subsecretaria de Logística da Secretaria de Casa Civil e Governança.
   O evento online durou mais de 3h e contou com 114 participantes, entre eles auditores internos e gestores de contratos.

                                             

7º ENCONTRO CONTROLE NA VANGUARDA

   No dia 15/04, a Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro – CGE RJ realizou a 7ª edição do projeto Controle na Vanguarda, na modalidade online.
   Com o tema “Coronavírus: como manter a saúde mental e a boa produtividade no home office”, a palestrante foi a Neuropsicóloga Luciana Rocha. Ela é especialista em atendimento de empresas e pessoas.
   Luciana Rocha falou sobre produtividade, performance, comportamento, resiliência e inteligência emocional.
  Ela também deu diversas dicas importantes relacionadas aos questionamentos dos participantes, tais como:          
• Estabelecer uma rotina diária;
• Buscar entretenimento na TV perto do horário de dormir para garantir um sono de qualidade;
• Reduzir o acesso às informações ruins apresentadas pela mídia, principalmente à noite;
• Organizar o tempo;
• Estabelecer rotina para os filhos;
• Alimentação saudável;
• Praticar atividade física
   De acordo com a palestrante o cérebro precisa de 3 notícias boas para compensar 1 ruim, ele precisa entender que vai trabalhar, por isso é importante ter um único local em casa para trabalhar, se arrumar para trabalhar, estabelecer uma rotina.

                                                 

8º ENCONTRO CONTROLE NA VANGUARDA

   Em tempos de Covid-19, a Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ) inova ao falar sobre qualidade de vida para os servidores estaduais.
   No dia 24/04, realizamos o 8º encontro do Controle na Vanguarda com o tema “Covid-19: atividade física e alimentação saudável em tempos de isolamento social”.
    O palestrante foi o Dr. Diego Viana, Pós-Doutor em Nutrição, Doutor em Ciências e Mestre em Educação Física.
   Foram apresentados, por meio de dados científicos, os benefícios que a prática de exercícios e a boa alimentação trazem para o indivíduo no decorrer de sua vida.
    O evento online contou com a presença de 66 pessoas, incluindo Auditores do Estado, servidores da CGE RJ e das UCIs. Apesar de estar munido de dados científicos, Diego Viana usou uma linguagem acessível para o entendimento de todos.

                                                   

OFICINA DE TRANSPARÊNCIA ATIVA

      A Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ), através da Ouvidoria Geral do Estado, realizou no dia 28/04 o treinamento online com o tema “Oficina de Transparência Ativa”. O servidor responsável pelo treinamento, que durou cerca de 2 horas, foi Fábio Bogossian, Coordenador de Governo Aberto.
    O objetivo da Oficina foi apresentar métodos de como orientar os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual sobre a publicação das informações, conforme previsto na Lei de Acesso à Informação.
       Os principais temas abordados no curso foram:
              1) Importância da divulgação espontânea;
              2) Diretrizes para disponibilização das informações no site;
              3) Objetivo das padronizações nos sites;
              4) Rol mínimo obrigatório para divulgação no menu Transparência; e
              5) Como é feita a divulgação nos sites.

      Os servidores da Rede de Ouvidorias e Transparência do poder executivo estadual foram o público alvo. Também foi destacada a obrigatoriedade da Transparência das despesas decorrentes do Coronavírus baseadas na Lei n° 13.979/2020. O evento online teve a participação de 106 servidores.