Agosto/2020

CICLO DE ESTUDOS DE INTELIGÊNCIA

ATAQUES CIBERNÉTICOS: UMA REAL AMEAÇA A ORGANIZAÇÕES, PESSOAS E NAÇÕES

 

   No mundo conectado em que vivemos, a segurança de Informação é um tema essencial. Para ter uma ideia, calcula-se que em 2030, ou seja, em 10 anos, 80 bilhões de dispositivos estarão conectados no mundo inteiro, trafegando dados e causando impactos na sociedade como um todo.

  É pensando na relevância da segurança de informação que o Ciclo de Estudos de Inteligência da Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas (ASPAE) da CGE RJ, promoveu, na manhã do dia 06/08, a palestra online “Ataques Cibernéticos: uma real ameaça a organizações, pessoas e nações”.

  Foi um evento concorrido: mais de 400 inscritos de vários estados do Brasil e 4 palestrantes. O principal deles foi o Pesquisador em Computação Raphael Machado, que é Professor no Instituto de Computação da UFF.

  Também foram palestrantes o Doutor em Informática pela UFRJ Alan de Oliveira Sá, Pesquisador Sênior no Laboratório de Simulações e Cenários da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil, o Sócio de Cybersecurity EY Marcos Sêmola, especialista em governança, risco e conformidade e Professor da FGV e da Fundação Dom Cabral e Carlos Albuquerque, Assessor-Chefe da ASPAE e um dos líderes do Laboratório de Análise da Decisão e do Risco da CGE RJ.

   O evento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da CGE RJ e você pode assistir clicando aqui.

CICLO DE ESTUDOS INTELIGÊNCIA

DESAFIOS DA GOVERNANÇA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

                     

  Discutir a importância da Segurança da Informação numa época de constantes aumentos de incidentes cibernéticos é vital para qualquer tipo de organização.

   Esse foi o motivo do sucesso da palestra online “Desafios da Governança da Segurança da Informação e Comunicações para a Administração Pública”, que aconteceu no dia 11/08. Ela foi promovida pelo Ciclo de Estudos de Inteligência da Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas da CGE RJ.

  Carlos Albuquerque, Assessor-Chefe da ASPAE, abriu o evento e fez uma breve apresentação sobre a Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ).

  O palestrante foi o Professor do Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação da Universidade Católica de Brasília, João de Souza Neto. Doutor em Engenharia Elétrica pela UNB e Mestre em Engenharia Eletrônica pelo Philips International Institute da Holanda. Ele é IEEE Senior Member e Presidente e membro fundador do Capítulo Brasília da ISACA.

  Na palestra, foi destacado o quanto a falta de uma governança efetiva compromete os esforços de gestão de segurança da informação e privacidade, prejudicando, com isso, o alinhamento e direcionamento de qualquer iniciativa. Foram discutidos os principais desafios de implementar e manter a Governança de Segurança da Informação nas organizações da Administração Pública e quais os seus reflexos nas políticas de segurança da informação e privacidade.

  O evento foi transmitido ao vivo no canal da CGE RJ no YouTube, não deixe de assistir clicando aqui.

CICLO DE ESTUDOS INTELIGÊNCIA

INTEGRIDADE PÚBLICA

                 

   O Ciclo de Estudos de Inteligência da Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas (ASPAE) da CGE RJ realizou em 20/08, com sucesso, uma palestra online com o tema “Integridade Pública”.

   Carlos Albuquerque, Assessor-Chefe da ASPAE, abriu o evento e respondeu perguntas dos participantes.

   A Assessora de Integridade Pública da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ), Vanessa Boechat, foi a palestrante do evento, que atraiu muita atenção dos servidores estaduais e do público em geral, com um alto número de inscrições.

   Vanessa Boechat é Delegada de Polícia no Estado do Rio de Janeiro, tendo exercido suas funções na Corregedoria e Assessoria Juridica, entre outros locais. Mestre em Política de Justiça Criminal pela London School of Economics and Political Science, com um MBA pela FGV/Rio, ela é Membro do Comitê Anticorrupção da International Bar Association e Embaixadora do Chevening no Estado do Rio de Janeiro. Também escreve artigos sobre corrupção, ética, integridade e compliance.

   Depois de uma introdução geral sobre o tema Integridade Pública, a palestrante tratou de conceitos essenciais, legislação nacional e estrangeira e levantou discussões sobre os programas e planos de Integridade Pública.

A palestra foi transmitida ao vivo pelo canal da CGE no YouTube. Assista aqui.

CICLO DE ESTUDOS DE INTELIGÊNCIA

ANÁLISES PREDITIVAS E TECNOLOGIAS EMERGENTES: FERRAMENTAS PARA TOMADA DE DECISÃO 4.0

         

   Foi um sucesso a palestra online “Análises Preditivas e Tecnologias Emergentes: Ferramentas para Tomada de Decisão 4.0”, realizada no dia 27/08. O evento teve participantes até do exterior.

   O Ciclo de Estudos de Inteligência da Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas (ASPAE) da CGE RJ, promoveu, no dia 27/08, a palestra onde foram abordadas as aplicações na Gestão Pública em diferentes domínios. Também foram discutidos os seguintes temas: Ciência de Dados, Tomada de Decisão, Datasets, Inteligência computacional, Análises Preditivas e Tecnologias Emergentes.

   Carlos Albuquerque, Assessor-Chefe da ASPAE, abriu o evento e também respondeu algumas perguntas.

   O evento teve dois palestrantes. O palestrante convidado foi o Dr. José Otávio Motta, PhD em Cultura Digital. Ele participa e promove o Espaço Alexandria, o lugar da interdisciplinaridade na UFRJ. Pesquisador em interfaces de neurociência, artes e computação, ele desenvolve projetos em Tecnologia Assistiva e Neurociência aplicada pelo NCE/UFRJ e pela Turku University of Applied Sciences, da Finlândia. Dr. José Otávio Motta também é Professor e Pesquisador da UFRJ.

   O outro palestrante foi Bruno Martins, Assessor de Planejamento e Desenvolvimento da Tecnologia da Informação da CGE RJ, MSc em Ciências Computacionais, Ciência de Dados e Inteligência Computacional.

   Foi um bate papo leve num ambiente descontraído, onde Gestores, Profissionais da área de Segurança da Informação, Gestores de TI, Gestores Públicos, Especialistas, Servidores Públicos e membros da sociedade puderam interagir. Eles adquiriram conhecimentos práticos e teóricos na área de Ciência de Dados, Inteligência Computacional, IHC e Análise Preditiva. Também foram mostrados exemplos de técnicas e pesquisas da área.

 

   O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da CGE RJ no YouTube. Clique aqui para assistir.

13º CONTROLE NA VANGUARDA

GERENCIAMENTO DE RISCOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

           

   Foi concorrida a palestra online do 13º encontro do projeto Controle na Vanguarda – CNV, com tema “Gerenciamento de Riscos na Administração Pública” que aconteceu no dia 31/08.

   Promovida pela Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ), a ideia foi capacitar e trazer conhecimento sobre esse tema que cada vez mais se faz presente nas empresas e na administração pública.

   O Palestrante foi o Coordenador de Governança e Gestão Estratégica do Tribunal Regional Federal da Segunda Região, Pedro Hikaru Oishi.

   Mestrando em Controle de Gestão do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PGCC) da UERJ, ele possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é especialista em Gestão em Administração Pública pela UFF. Pedro Hikaru Oishi também é professor dos cursos de especialização lato sensu em Planejamento e Finanças e Gestão Logística da UERJ e da Faculdade de Administração e de Logística da Universidade Estácio de Sá. Além disso, atua como Instrutor de órgãos da Administração Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

   Pedro Hikaru Oishi apresentou conceitos, técnicas e finalidades do gerenciamento de riscos na Administração Pública, abordou os riscos envolvidos no processo de planejamento e traçou um paralelo do estudo e da aplicação do COSO nos órgãos públicos. Ele também falou sobre a percepção do Controle Interno com relação ao Gerenciamento de Riscos.

   O encontro foi aberto pelo Superintendente da Área Social (SUPSOC1), Renato Martinez Geraci e mediado pela Assessora da CGE RJ Viviane Miranda, Auditora do Estado.

Assista aqui!