Julho/2020

ENCERRAMENTO DO CURSO DE INTEGRIDADE PÚBLICA

                                               

    O curso sobre Integridade Pública realizado pela CGE RJ durante 6 dias alternados, se encerrou no dia 09/07. Os 45 participantes do curso acompanharam as aulas ministradas pela Assessora de Integridade Pública da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ), Vanessa Boechat, que tem mestrado na London School of Economics (LSE) e dividiu seu conhecimento com maestria.  

    Com o objetivo de capacitar o servidor público para que ele se transforme num agente multiplicador dos conceitos de Ética e Integridade Pública, as aulas sempre começavam com uma abordagem introdutória desses conceitos.

    Também foram discutidas as legislações nacional e estrangeira sobre o assunto. Questões relativas aos programas e planos de integridade no setor público atraíram muito interesse.

     A novidade de dividir os alunos em turmas, onde eles lançavam ideias que seriam debatidas por todos no final, teve muita aceitação dos participantes. Essa nova dinâmica mostrou o esforço da Controladoria Geral do Estado (CGE RJ) de sempre trazer algo inovador e motivador para seus cursos online.

CICLO DE ESTUDOS DE INTELIGÊNCIA

PROCESSO DECISÓRIO NAS ORGANIZAÇÕES: ESTRUTURAÇÃO DE PROBLEMAS E O ASSESSORAMENTO ESTRATÉGICO

                                           

     A Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas da CGE RJ (ASPAE), promoveu em 15 de julho mais uma aula online do curso básico de Inteligência para Controle. Desta vez, o tema foi “Processo Decisório nas Organizações: Estruturação de Problemas e o Assessoramento Estratégico”.

   Como palestrante, Felipe Scarpelli, MSc. Ele é professor e pesquisador na área de assessoramento estratégico de inteligência para tomada de decisão e desenvolvimento de políticas públicas. Além disso, atua no Serviço de Análise Estratégica da Diretoria de Inteligência Policial da Polícia Federal. O Professor Scarpelli também é autor de artigos sobre inteligência e gerenciamento de riscos nas temáticas organizacionais, portuária, aérea e de segurança pública.

     A aula foi aberta a convidados externos e bastante concorrida. Foram mais de 300 inscritos, representando diversos órgãos de todo o Brasil e também do Paraguai, Peru e Equador.

    Durante 2 horas e meia, Scarpelli apresentou escolhas inteligentes para racionalização do processo de tomada de decisão.

12º ENCONTRO CONTROLE NA VANGUARDA

AUDITORIA OPERACIONAL E A ATUAÇÃO DO AUDITOR INTERNO EM TEMPOS DE CRISE

                   

   A Auditoria Geral do Estado da CGE RJ realizou, no dia 24/07, o 12º encontro do projeto Controle na Vanguarda – CNV. Foi uma palestra online com o tema “Auditoria Operacional e a atuação do Auditor Interno em tempos de crise.”

   Viviane Miranda e Úrsula Bonomo mediaram o evento, onde a palestrante Cristiane Gonçalves Vieira brilhou! Servidora do TCE-RJ, atuando no Ministério Público Estadual junto ao TCE-RJ, ela integra o corpo docente da Escola de Contas e Gestão – ECG do TCE-RJ. É onde ministra cursos de capacitação na área de Auditoria Governamental. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa com o tema: Impactos do Teletrabalho na Eficiência dos Órgãos Públicos do Brasil: Investigação e Análise.

   No CNV, Cristiane Gonçalves Vieira falou sobre as normas relacionadas a auditoria interna, modelos de administração e controle, triplo aspecto do controle, pirâmide da fiscalização, princípios da governança, conceitos de auditoria e tipos de auditoria.

   Ela também abordou as etapas do ciclo da auditoria operacional e falou sobre o papel do Auditor Interno nesta nova normalidade, originada pelas mudanças necessárias na forma de trabalho para a prevenção do contágio e combate da propagação da Covid-19.                     

CICLO DE ESTUDOS INTELIGÊNCIA

PROJETO GOVERNANÇA BACK OFFICE: MODELO DE OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO VOLTADA PARA RESULTADOS

   A palestra online “Projeto Governança Back Office: Modelo de Otimização da Gestão Voltada para Resultados” realizada no dia 29/07 faz parte do Ciclo de Estudos de Inteligência promovido pela Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas da CGE RJ (ASPAE).

   Primeiro, o Assessor-Chefe de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas da CGE RJ, Carlos Albuquerque, fez uma breve apresentação da CGE RJ e falou sobre a programação do ciclo de estudos.

   O palestrante foi Luis Augusto Damasceno Melo, Superintendente de Inovação e Empreendedorismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais.

   Advogado de Governança Corporativa e Colaborador do Código de Compliance à Luz da Governança Corporativa do IBGC, Luis Augusto Damasceno Melo é Mestrando em Justiça e Segurança pela UFF e revisor de artigos científicos da revisita digital da CGU. Além disso, ele também é Pós-Graduado em Compliance Criminal e Responsabilidade Empresarial pela UERJ.

   A palestra online atraiu muita atenção. Foram abordados alguns pontos específicos da Gestão Pública com foco na Governança Corporativa. Ferramentas para evitar o desperdício e o trabalho em duplicidade (Back Office e Suply chain) também foram tema de discussão.

   A grande novidade é que este foi o primeiro evento ao vivo transmitido pelo canal da CGE RJ no YouTube. Assista aqui.