Junho/2020

WEBINAR DATA SCIENCE APLICADA NA GESTÃO PÚBLICA

   O webinar “Data Science Aplicada na Gestão Pública” foi promovido pela Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas da CGE RJ.
   Entre os participantes, Gestores, Mestres, Doutores, Pesquisadores e representantes de vários órgãos governamentais.
   Como destaque, a presença de representantes de órgãos de outros estados, como Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Polícia Civil do Amazonas, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e membros da OAB de vários estados brasileiros.
   O principal palestrante foi Bruno Martins, Assessor de Planejamento e Desenvolvimento da Tecnologia de Informação da CGE RJ, Msc em Ciências Computacionais, Ciência de Dados e Inteligência Computacional.
   Os dois convidados do evento online foram: O Dr. José Otávio Motta, PhD em Cultura Digital, e criador do Limbiseen Lab. Ele é Pesquisador da UFRJ e também faz pesquisas em interfaces de neurociências, artes, teatro e computação. Além disso, ele desenvolve projetos em Tecnologia Assistiva e Neurociência aplicada pelo NCE/UFRJ e pela Turku Universtiy of Applied Sciences, da Finlândia.
  O outro convidado foi Carlos Albuquerque, Assessor-Chefe de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas da CGE RJ, Msc em Engenharia de Produção, Especialista em Inteligência Artificial (PF) e CybersecurityManager ( MIT).
   Em foco, as aplicações na Gestão Pública em diferentes domínios. Introduções ao tema Ciência de dados, Tomada de Decisão e Big Data foram apresentados. Inteligência Artificial, Séries Temporais e Deep Learning também foram assuntos abordados.

11º ENCONTRO CONTROLE NA VANGUARDA

   A Auditoria Geral do Estado (AGE) realizou no dia 17/06, o 11º encontro do projeto Controle na Vanguarda para um total de 127 participantes. O evento teve como tema “Vamos Conversar sobre Prestações de Contas Anuais – PCAs?”.
  Voltado para Auditores da AGE e servidores das Unidades de Controle dos Órgãos e Secretarias Estaduais, foi discutida a Deliberação número 278/17 do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE). Essa deliberação trata da relação de documentos da prestação de contas anual de gestão da administração estadual.
  Participaram da roda de conversa os seguintes servidores, todos lotados na AGE: Silvia Marchon, Assessora; Debora Tavares, Superintendente de Contas do Governo; Cid do Carmo, Superintendente de Relação com Órgãos Externos; Lizia Peixoto, Coordenadora de Prestação de Conta; Clever Lameira, Coordenador para Demandas do Tribunal de Contas; e Viviane Miranda, Assessora Especial.
  O objetivo do encontro foi a troca de conhecimentos e experiências entre os servidores lotados nas Unidades de Controle Interno (UCIs) e na Auditoria Geral do Estado (AGE).

                               

CURSO INTEGRIDADE PÚBLICA

                 

  Em 23/06 realizamos a primeira aula online do curso “Integridade Pública” com 58 servidores da CGE inscritos. O curso está sendo ministrado pela Assessora de Integridade Pública da Controladoria Geral do Estado (CGE RJ), Vanessa Boechat.
   Com Mestrado na London School of Economics (LSE), na Inglaterra, Vanessa Boechat domina o assunto como ninguém. E sabe dividir seu conhecimento com todos.
   O objetivo do curso é capacitar o servidor público para que ele, revisitando os conceitos de Ética e Integridade Pública, se transforme num agente multiplicador dessas ideias. Isso não só no seu local de trabalho, mas na implementação dos Programas de Integridade em todo o órgão público onde atua.
    O módulo inteiro do curso, que tem 6 aulas e um total de 9 horas, traz uma abordagem introdutória do conceito de Integridade Pública. As aulas tratam de conceitos essenciais à legislação nacional e estrangeira sobre o assunto. Além disso, são discutidas questões relativas aos programas e planos de integridade no setor público.
   Como novidade, no final de cada aula um caso concreto é apresentado. Divididos em grupos, os alunos lançam ideias que são debatidas por todos. Uma dinâmica diferente para as aulas online, mostrando a busca da Controladoria Geral do Estado (CGE RJ) por capacitações atraentes e que agreguem muito conhecimento.