Setembro/2020

CICLO DE ESTUDOS DE INTELIGÊNCIA

MÉTODO MULTICRITÉRIO ORDINAL “SAPEVO-M”

                                             

   Pensando no novo Método Multicritério Ordinal, conhecido como SAPEVO-M, como uma importante ferramenta de tomada de decisões, o Ciclo de Estudos de Inteligência da Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas (ASPAE) da CGE RJ promoveu uma palestra online no dia 02/09.

  O Palestrante foi Marcos Santos, Pesquisador de Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias Espaciais pelo ITA. Ele é Doutor em Sistemas, Apoio à Decisão e Logística pela UFF e Mestre em Pesquisa Operacional pela COPPE UFRJ. Marcos Santos também é Professor da Graduação e da Pós-Graduação em Computação do IME e Professor do curso de Data Science e Analytics da USP. Além disso, ele é membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).

   O Método Multicritério Ordinal “Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors with Multi Decision Makers (SAPEVO-M)” é uma nova versão do método original SAPEVO. A diferença é que agora ele possibilita a utilização de múltiplos decisores, além de ter introduzido um processo de normalização das matrizes de avaliação, que incrementou a sua consistência axiomática. Publicado na Revista Pesquisa Operacional, o método já conta com dezenas de aplicações em problemas complexos de nível operacional, tático e estratégico.

  Aberta ao público em geral, a palestra online apresentou as possibilidades de aplicação do método SAPEVO-M em processos decisórios de baixa, média e alta complexidade para problemas reais da sociedade. Além disso, também apresentou o sistema SAPEVO-Web, plataforma aberta, desenvolvida no Instituto Militar de Engenharia (IME), que realiza todo os cálculos do método SAPEVO-M de maneira rápida, simples e intuitiva.

   O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ) no YouTube. Assista aqui.

CICLO DE ESTUDOS DE INTELIGÊNCIA

COMPLIANCE E ADMINISTRAÇAO PÚBLICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

          

 Foi muito produtiva para servidores públicos e para a sociedade em geral a palestra online “Compliance e Administração Pública: Desafios e Perspectivas”.

   Promovida pelo Ciclo de Estudos de Inteligência da Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas (ASPAE) da CGE RJ, o evento discutiu, no dia 09/09, a importância desse tema para se ter transparência e eficiência na Administração Pública.

  Conceito originário do verbo em inglês “to comply” (Cumprir), a palavra Compliance significa agir com base em um conjunto de regras legais e padrões éticos. Atuar e se manter em conformidade com atos, normas e leis, para que sejam, de fato, cumpridos.

   Carlos Albuquerque, Assessor-Chefe da ASPAE, abriu o evento. A palestrante foi a Advogada Thaís Marçal. Ela é Mestre em Direito pela UERJ e Coordenadora Acadêmica da ESA OAB-RJ. Ela também é Árbitra listada no CBMA, CAMES e CAMESC.

   A palestra durou duas horas e meia. Durante esse período, Thaís Marçal discutiu a relação público-privado, assunto que sempre exigiu muita atenção dos órgãos de controle. Principalmente agora, num momento crítico por causa do combate à pandemia do Novo Coronavírus, as boas práticas trazem um desafio ainda maior.

  Depois da apresentação da Dra. Thaís Marçal, o Assessor Especial de Integridade, Leonardo Fogaça, falou sobre a implementação do Programa de Integridade no Estado do Rio de Janeiro pela CGE, o que está na Lei 7753, de 17 de Outubro de 2017. Essa lei torna obrigatória a presença de mecanismo de integridade efetivo para empresas que celebram contratos com a administração pública no Estado do Rio de Janeiro.

Assista aqui!

 CICLO DE ESTUDOS INTELIGÊNCIA

DADOS E GESTÃO PÚBLICA: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS

     

     A palestra online “Dados e Gestão Pública: Desenvolvimento e Estratégias” aconteceu no dia 16/09 e foi promovida pela Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas (ASPAE) da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ).

    O evento faz parte do Ciclo de Estudos de Inteligência. O evento foi aberto por Carlos Albuquerque, Assessor-Chefe da ASPAE. Luís Augusto Damasceno, Assessor da ASPAE, apresentou os dois palestrantes.

    Pedro Borges Mourão é Promotor de Justiça há 16 anos. Ele também é Legal Designer e Jurimétrico. Contador de histórias jurídicas, Pedro Borges Mourão é Professor do IERBB/MPRJ.

   Pedro Marins trabalha com Inovação Digital. Programador há mais de 15 anos, ele é especialista em interfaces e experiência do usuário. Pedro Martins também é Cientista de dados, Professor do IBMEC e Alura.

   Durante o evento, ficou claro que não se pode falar em Administração Pública sem pensar em análise de dados. Foi apresentada uma visão, através de casos concretos, onde a ciência de dados, o design e a jurimetria construíram caminhos para soluções envolvendo a gestão pública.

    Se você perdeu a palestra online, pode assistir clicando aqui.

 CICLO DE ESTUDOS INTELIGÊNCIA

ESTADO DA ARTE E COMPETÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DE INTELIGÊNCIA

           

    Foi muito produtivo o Ciclo de Estudos de Inteligência que aconteceu on-line, na tarde do dia 23/09 com o tema “Estado da arte e competências para os profissionais de inteligência”. A palestra foi promovida pela Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas (ASPAE) da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ).

       Palestraram nesse evento:

• Renato Pires, Pós-graduado em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública
• Hélio Hiroshi Hamada, Doutor em Educação pela UFMG e Coronel da Reserva da PMMG
• Carlos Albuquerque, Assessor Chefe e Líder do Laboratório de Inovação Pública para Análise da Decisão e Risco (InovARD 1).

 CICLO DE ESTUDOS DE INTELIGÊNCIA

INVESTIGAÇÕES INTERNAS

   

    Aconteceu na manhã do dia 29/09 no nosso canal no YouTube, o Ciclo de Estudos de Inteligência com o tema “Investigações Internas”. O ciclo foi promovido pela Assessoria de Inteligência, Planejamento e Ações Estratégicas (ASPAE) da Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE RJ) e contou com a abertura da Ana Luiza Pereira Lima, Subcontroladora da CGE RJ e palestra ministrada pelo Advogado Marcelo Rhenius.

    Para assistir, clique aqui.

14º CONTROLE NA VANGUARDA

DETECÇÃO E PREVENÇÃO DE FRAUDES EM LICITAÇÕES

          Aconteceu no dia 30/09, no canal da CGE RJ no YouTube, o 14º encontro do projeto Controle na Vanguarda – CNV, com o tema “Detecção e Prevenção de Fraudes em Licitações”,  onde foram abordados os conceitos básicos para detectar fraudes comuns em contratações públicas e mecanismos para prevenção, visando reduzir os riscos mais críticos, de forma a garantir a boa e regular aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade.

   A palestra foi ministrada pelo Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Kleberson de Souza.

   Clique aqui para assistir.