9º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD)

Publicado por ASCOM
21 de outubro de 2023 às 11:00

9º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD)

Grupo de Trabalho “Transparência, Controladoria e Ouvidoria” debateu sobre soluções de prevenção e combate ao assédio sexual no ambiente escolar e soluções de TI para aprimorar a gestão e a integridade pública em áreas com elevado risco de fraudes e corrupção.

Durante o 9º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) que aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro, em São Paulo, a Controladoria Geral do Estado, representada pelo Controlador-Geral do Estado, Demétrio Farah, juntamente com o Auditor-Geral do Estado, Cid do Carmo Júnior e o Ouvidor-Geral do Estado, Eugênio Machado, debateu, com os demais representantes das controladorias dos estados da região sul e sudeste, soluções, prevenção e combate ao assédio sexual nas escolas e o uso da tecnologia no combate de fraudes e desvios, que são os dois projetos prioritários a serem implementados pelos governos dos Estados dessas regiões.

Nessa edição, o GT trabalhou os seguintes desafios:

Desafio 1: “Como integrar a atuação das macrofunções do controle (ouvidoria, controladoria, auditoria e corregedoria) no combate ao assédio sexual no ambiente escolar?”

Desafio 2: “Que tipo de solução, envolvendo tecnologia, pode ser desenvolvida para aprimorar a gestão e a integridade pública em áreas com alto risco de fraudes e corrupção?”

Neste sábado (21/10), último dia da programação do COSUD, os governadores acompanharam a apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho e foi feita a leitura da Carta de Compromisso, assinada por todos os sete chefes do Executivo do Sul e Sudeste.

– A discussão deste projeto é que as gestões possam se apoiar, cada vez mais, no uso de dados para a melhor tomada de decisões. O Sul e o Sudeste estão unidos neste propósito de formular ferramentas e melhorar a expertise no uso dos dados. Vamos avançar! – declarou o controlador-geral do Estado do Rio de Janeiro, Demétrio Farah.

O COSUD foi criado em Minas Gerais, no dia 16 de março de 2019, e tem como objetivo principal consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais dessas regiões.