7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD)

Publicado por Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro
4 de março de 2023 às 12:55

O 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) aconteceu entre os dias 2 e 4 de março, na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. A Controladoria-Geral do Estado, representada pelo Controlador-Geral do Estado, Demétrio Farah, dentro do COSUD, recebeu os Secretários de Controle Interno dos Estados do Espírito Santo, Edmar Camata, Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, Paraná, Raul Clei Coccaro Siqueira e Santa Catarina, Cícero Teixeira Barbosa, para o primeiro dia da programação do 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Essa edição marcou a retomada das atividades do consórcio, que teve o último encontro em 2020, no Paraná.

A temática trabalhada pela CGE-RJ durante o encontro foi, “A integridade como eixo da governança”, a Controladoria-Geral do Estado do Rio defende que a integridade pública é uma das respostas estratégicas e sustentáveis à corrupção, desse modo, propões ações, como: Criações de Unidades de Gestão de Integridade, Integração de ferramentas de economia, Aplicação de intervenções ou incentivos, Cooperações técnicas para o desenvolvimento deste processo, Incentivo para estruturação de novos planos de Integridade e “Selo integridade”, para aqueles que atingirem um nível maior de maturidade. Na oportunidade o Controlador-Geral do Estado agraciou com a Medalha de Mérito da Controladoria Geral do Estado os Secretários que participaram do grupo de trabalho de controle interno.

No segundo dia de programação, foram discutidas as melhorias dos processos de controle interno e o Controlador-Geral do Estado, Demétrio Farah, apresentou aos secretários as ferramentas de Business Intelligence (BI), que tem como objetivo proporcionar o controle preventivo nos processos de aquisição do Governo do Estado, e ressaltou a importância da tecnologia para o aprimoramento, o monitoramento e a eficiência da gestão dos gastos públicos.

“O evento esta se mostrando uma ótima oportunidade para troca de experiências, na integração e no compartilhamento de conhecimentos. Focado na gestão publica e no controle interno”, disse o Controlador-Geral do Rio, Demétrio Farah.
“A troca de boas pratica e de projetos do Controle Interno em cada estado, envolvendo os governos do sul e sudeste, permitem avanços conjunto que atendem diretamente os interesses do cidadão nos macros funções do controle, especialmente integridade, transparência e auditoria”, ressaltou o Controlador-Geral do ES, Edmar Camata.

“Esse tipo de interação proporcionado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste, o COSUD, é de fundamental importância para todas as áreas temáticas, e com a Controladoria não é diferente. A gente tem estados que avançaram mais em transparência, outros que conseguem melhores resultados em processos de responsabilização de pessoas jurídicas, acordo de leniência, a própria área de integridade. Então quando a gente se reúne para trocar boas práticas, pensar de forma mais estratégica, o resultado além de mais econômico é mais eficiente. Mais iniciativas como essa”, afirmou o Controlador-Geral de MG, Rodrigo Fontenelle.

“Eventos como esse, como o COSUD, que envolvem a região Sul e Sudeste são de extrema importância para promover a melhor compreensão do que esta sendo realizado em termos de Controladoria nessas regiões. Trocas de experiência, boas praticas… temos hoje a questão da integridade muito forte, tanto do âmbito da isenção direta, quanto no âmbito das empresas que contratam administração publica. Então, são trocas muito raras e muito caras, por isso são momentos que temos que aproveitar ao máximo. Inclusive gostaria de parabenizar aos organizadores do evento pela organização, pela temática muito atual e contundente. Agradeço aos organizadores do Rio de Janeiro e esperamos que o próximo venha com força e com tanta competência como esse que esta sendo realizado agora. Um forte abraço a todos e obrigado”, declarou o Controlador-Geral de SC, Cícero Teixeira Barbosa.

E pra finalizar as falas dos secretários, declarou o Controlador-Geral do PR, Raul Clei Coccaro Siqueira, que “O importante nesse momento é reforçarmos a integração entre os entes de controle interno e externo e entre as esferas de governo. Com essa união, as ferramentas criadas para proteger a administração pública serão maximizadas em sua eficiência e os resultados beneficiarão a sociedade como um todo”.

Todos os participantes destacaram, nas suas visões, e ao final propuseram as seguintes ações para a área de controle do consórcio COSUD (Sul/Sudeste):

Criar modelo conceitual para unidades de gestão e de integridade nos órgãos e entidades;
Desenvolver modelo conceitual de Programa de Integridade Pública com aplicação consórcio COSUD (Sul/Sudeste);
Combate ao assédio sexual no ambiente escolar;
Ampliar o uso da Tecnologia contra fraudes e desvios de recursos.