Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ) comemora cinco anos de criação apostando na tecnologia da informação

Publicado por ASCOM
15 de junho de 2023 às 14:33

Solenidade contou com painel de debates e entrega de medalhas aos profissionais que contribuíram com o aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno do Estado do Rio

Responsável pelo controle interno dos órgãos e instituições da administração pública estadual, a Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro completou cinco anos de criação no dia 14 de junho. Para celebrar a data, a CGE-RJ promoveu nesta quarta-feira (14) um painel de debates sobre “A nova lei de licitações sob a ótica do controle interno – inovação, avanços e desafios.”

Foram abordados temas como a atuação dos agentes, de acordo com o que estabelece a lei, o papel do controle interno como assegurador da boa aplicação do dinheiro público, e a responsabilização dos agentes perante o novo normativo, trazendo orientações e perspectivas para aperfeiçoar a administração pública.

– Trabalhamos com muita dedicação e obtivemos algumas mudanças importantes e estruturantes, como a utilização da tecnologia da informação, como ferramentas de BI (Business Intelligence), que possibilitam a coleta, análise e interpretação de dados para apoiar a tomada de decisão. E, também, a criação de uma ferramenta de inteligência artificial, instrumento que se tornou referência para inúmeras controladorias de outros estados. A CGE- RJ continuará empenhada para proporcionar melhoria contínua na qualidade de vida da população fluminense – ressaltou o controlador-geral do estado, Demétrio Farah, presente na cerimônia.

O trabalho da CGE teve resultados significativos para o Rio de Janeiro: a prestação de contas do governo, preparada pela Auditoria-Geral do estado, recebeu parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado por dois anos consecutivos. O lançamento da Escola Superior de Controle Interno; a entrada em operação do Portal da Transparência; e a assinatura de três acordos de leniência que, juntos, geraram mais de R$ 1 bilhão de ativos recuperados para o Estado do Rio.

O secretário de transformação digital, Mauro Farias, que também compareceu à solenidade, aproveitou para destacar a importância do trabalho conjunto da pasta com a CGE-RJ.

“A Controladoria é um órgão muito importante. Ela vem fazendo um trabalho excelente sob o comando do Demétrio Farah e está absolutamente alinhada com as melhores práticas de transparência, de controle interno e utilizando-se de plataformas novas para que cada vez mais possa se modernizar e efetivamente ter sua função desempenhada alinhada com a transformação digital. Queria agradecer a parceria com a CGE e parabenizar a todos os servidores que colaboram para que a gente efetue um trabalho bacana e de qualidade em prol do cidadão fluminense.” – exaltou Mauro

Atualmente, a CGE-RJ está construindo um moderno sistema de controle interno, com gestão de riscos, sistemas de integridade pública e privada, inteligência e atuação proativa nas áreas de ouvidoria, auditoria e corregedoria.

Além disso, estão sendo desenvolvidos projetos de modernização que têm como objetivo principal a utilização da tecnologia da informação, por meio de ferramentas de Business Intelligence que proporcionem o controle preventivo nos processos de aquisição do Governo do Estado. O novo sistema de Ouvidoria visa estimular a participação popular e permitir que a sociedade fluminense apresente, na mesma plataforma, suas manifestações assim como pedidos de acesso à informação.

Homenagens

Ao fim da solenidade ocorreu ainda a entrega da “Medalha do Mérito da Controladoria Geral do Estado”, condecoração concedida como expressão de agradecimento e reconhecimento aos profissionais que tenham se destacado pela contribuição com o aperfeiçoamento do Sistema de Controle Interno do Estado do Rio e à integração das ações de incremento da transparência e de combate à corrupção e à impunidade.

Os agraciados, que receberam as medalhas das mãos do controlador Demétrio Farah, foram: Rodrigo Melo do Nascimento, Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado; Elizabeth Mauro e Nestor Lima de Andrade; Auditores do Estado do Rio de Janeiro; André Uryn, Procurador do Estado do Rio; além de Eugenio Manuel da Silva Machado, Ouvidor-Geral do Estado.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO