223 Assédio

Assédio

 


A promoção de uma cultura de integridade no serviço público é primordial para o aumento da confiança da sociedade no Estado e em seus órgãos e entidades.


Desenvolver uma cultura organizacional baseada em elevados valores padrões de conduta é uma política pública a ser constantemente incentivada.


Nesse sentido, a prevenção, a identificação e o combate ao assédio moral, ao assédio sexual e à discriminação no ambiente do trabalho e na prestação de serviço público nas organizações constituem uma das ações fundamentais para o êxito dessa política de Estado, sendo tarefas imprescindíveis para a garantia da saúde física e mental dos servidores públicos e na sua prestação de serviços junto à sociedade.


Muitas pessoas desconhecem ou possuem uma compreensão incompleta ou equivocada sobre a temática.


Assédio moral é definido como a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. Trata-se de uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.


Assédio sexual no ambiente profissional consiste em constranger alguém no ambiente de trabalho, a fim de obter vantagem ou favorecimento sexual. Tal ação pode ou não envolver contato físico, pode ser explícita ou sutil, expressa por palavras diretas, mensagens, gestos ou por meio de insinuações.


Discriminação é uma atitude preconceituosa em relação a algo ou alguém, baseada em ideias preconcebidas e decorrente de questões raciais, de gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação econômica ou qualquer outro aspecto social.


Para ampliar o conhecimento sobre o tema, a CGE-RJ elaborou a sua Cartilha de Orientações sobre Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação, disponibilizada no link a seguir:

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES


A cartilha procura conscientizar o servidor e a sociedade, a partir de diferentes perspectivas, esclarecendo as situações que configuram assédio moral, sexual e discriminação, listando as possíveis causas e consequências dessas condutas.


Assim, desmistificando o assédio no local de trabalho estima-se oferecer um caminho seguro para prevenir e erradicar sua presença na Administração Pública estadual.

Assista também o nosso vídeo que apresenta de forma sintética as orientações sobre o tema:

VÍDEO DE ORIENTAÇÕES


Conheça outras ações do Programa de Integridade Pública na seção de Boas Práticas

BOAS PRÁTICAS – Integridade Pública